Sistema de Tratamento e Reuso de Lodo Fecal em Mahalaxmi, Nepal

Tipo de ator

Autores

Dangol, Bipin Rajbhandari, Reetu

Cobertura

Nepal

Fonte

Journal of Environment and Public Health

Idioma

Tipo de publicação

Ano

2017

Após 271 dias de operação o sistema apresentou uma boa performance, com remoção de 86% da DQO, 50% de sólidos totais e 96% do nitrato. Os autores destacam ainda a percepção de benefício sentida pela comunidade local e uma disposição a pagar pelos serviços. É ressaltada a necessidade de planejamento de unidades que tratem os lodos fecais provenientes de assentamentos temporários implementados em casos de catástrofes naturais.

Tratamento de lodo fecal proveniente de latrinas emergenciais Tratar lodo fecal proveniente de latrinas emergenciais instaladas para atender um assentamento de desabrigados por terremoto

Soluções e tecnologias

O sistema de tratamento proposto no estudo é composto por: tanque de recebimento e deságue do lodo. O tratamento do lodo é realizado por biodigestor seguido de tanque de estabilização e leito de secagem. O tratamento da água residual é realizado por tanque séptico compartimentado (ABR) seguido de filtro anaeróbio e filtro de pedra plantado. A água efluente ao sistema é coletada em tanques e usada na agricultura local.

×