Estação de Transferência

Dispositivo de grande volume que busca otimizar a logística de coleta e transporte de lodos, entre os pontos de geração e a estação de tratamento. De natureza móvel ou fixa se constitui em um equipamento que suporta um grande volume de contenção, recebendo e armazenando os lodos das edificações adjacentes, operando em uma escala de bairro ou médio/ grande aglomerado rural, até a sua coleta por caminhão limpa fossa e encaminhamento para tratamento em estação de grande porte. Permite que a coleta seja feita na escala local de forma simplificada (métodos manuais ou mecânicos de pequeno porte) e o tratamento em grande escala, dessa forma amplia a cobertura de estações centralizadas de tratamento de lodo. Em resumo, as estações dividem a etapa de transporte em duas fases: 1. das soluções individuais até a estação de transferência; e 2. da estação de transferência até a local de tratamento. Pode ainda prever etapas iniciais de tratamento, como pré-tratamento e adensamento.


Fonte: Saneamento Inclusivo, Referencial Técnico para Definição de Soluções de Esgotamento Sanitário Descentralizado e Baseado no Manejo do Lodo Fecal, 2021

A Iniciativa Saneamento Inclusivo - SI, se constituí de um conjunto de atores especializados do setor de esgotamento sanitário com ampla experiência no estudo de soluções de saneamento adapatadas a contextos locais e específicos, com foco em formatos alternativos de atendimento a comunidades urbanas precárias, pequenos municípios e aglomerados rurais. Diante deste contexto foi elaborada a publicação "Referencial Técnico para Definição de Soluções de Esgotamento Sanitário Descentralizado e Baseado no Manejo do Lodo Fecal" que se incorpora na série "Caminhos para o Saneamento Inclusivo", que busca trazer para debate formas diferentes de abordar o esgotamento sanitário no Brasil.

×