Reator Anaeróbico Compartimentado

Unidade de tratamento dos efluentes domésticos ou lodos fecais. O reator anaeróbio compartimentado (RAC) é muito semelhante a um tanque séptico, porém possui múltiplas câmaras em série que aumentam significativamente sua eficiência de tratamento. Em cada câmara, o esgoto que entra é direcionado para o fundo do compartimento e a saída é feita sempre pela parte superior, ao forçar esse deslocamento em ascensão e exposição do fluxo ao lodo ativo dentro das câmaras, repetidamente, o desempenho de remoção da matéria orgânica e a retenção de sólidos é potencializado. Seus principais aspectos são a simplicidade operacional, elevada eficiência na remoção de sólidos e matéria orgânica e robustez com relação ao afluente recebido.


Sigla: RAC

Sinônimo: tanque séptico compartimentado; fossa séptica compartimentada

Fonte: Saneamento Inclusivo, Referencial Técnico para Definição de Soluções de Esgotamento Sanitário Descentralizado e Baseado no Manejo do Lodo Fecal, 2021

A Iniciativa Saneamento Inclusivo - SI, se constituí de um conjunto de atores especializados do setor de esgotamento sanitário com ampla experiência no estudo de soluções de saneamento adapatadas a contextos locais e específicos, com foco em formatos alternativos de atendimento a comunidades urbanas precárias, pequenos municípios e aglomerados rurais. Diante deste contexto foi elaborada a publicação "Referencial Técnico para Definição de Soluções de Esgotamento Sanitário Descentralizado e Baseado no Manejo do Lodo Fecal" que se incorpora na série "Caminhos para o Saneamento Inclusivo", que busca trazer para debate formas diferentes de abordar o esgotamento sanitário no Brasil.

×