Banheiros e sistema de tratamento de esgoto comunitários para aldeia Itaxi M’Biá Mirim, em Paraty-RJ.
A aldeia Itaxi M’Biá Mirim está localizada nas margens estrada de acesso à Paraty Mirim, a apenas 15km de Paraty, e em um território deslumbrante de mata atlântica. Ao mesmo tempo, a situação de desassistência da comunidade, com condições críticas de saneamento, resultam em uma paisagem precarizada, com banheiros e fossas em ruina, acúmulo de resíduos pelo território, e vazamento contínuos de águas nas caixas d’água e tubulações. Diante deste cenário, a iniciativa Saneamento Inclusivo vem tentando trazer melhorias, iniciando pelo acesso a banheiros adequados na comunidade e tratamento de efluentes, mas possivelmente se estendendo à dinâmica de cuidados com as águas e resíduos.
Para tanto, o ponto de partida foi a condução de levantamentos de campo e conversas com as lideranças locais para elaborar um diagnóstico e estruturar uma estratégia de atuação sensível. Muitas conversas e articulações feitas, com idas e vindas diante de mudanças na governança local e desafios para a composição de um grupo de parceiros para a realização das ações, em 2024 a iniciativa finalmente iniciou as ações de implementação, precedendo diferentes fases de reforma, implementação de novos banheiros dinâmicas de fortalecimento local para os cuidados necessários com as estruturas, água e resíduos.
O escopo inicial previsto inclui a implementação de novos banheiros comunitários e sistemas de tratamento de esgoto na aldeia. Para tanto, foi conduzido um estudo diagnóstico seguido de estudo de soluções, com alinhamento do que seria mais estratégico junto aos líderes da comunidade, com foco em esgotamento sanitário.
Pretende-se também ajudar a organizar a dinâmica de operação e manutenção dos sistemas de esgoto e água na comunidade, junto ao responsável local.
A inciativa Saneamento Inclusivo é responsável pela articulação local com lideranças para mobilizar a implementação dos sistemas, bem como a coordenação técnica dos desenvolvimentos. Neste caso, também articulou os recursos necessários para os sistemas, além de doar parte do montante necessário.
2020: a iniciativa Saneamento Inclusivo foi acionada e conectada com a comunidade por uma organização que vinha atuando no território
2021: a organização articuladora concluiu sua atuação no território, desmobilizando recursos previstos para melhorias na aldeia e ação voltada ao saneamento; a iniciativa Saneamento Inclusivo buscou viabilizar recursos para implementação de novos banheiros comunitários e sistemas de tratamento de esgoto
2022: a Sitawi viabilizou parte do recursos necessário para ações inicias na comunidade
2023: a iniciativa Saneamento Inclusivo vem articulando a implementação, bem como os investimentos restantes necessários para as soluções previstas