Caminhos para o saneamento inclusivo | Oficina 7

Adaptação climática no saneamento comunitário

A segunda oficina de 2025 abordou a temática de Adaptação climática no saneamento comunitário, buscando discutir o impacto das mudanças climáticas, sob a ótica das comunidades isoladas. Por meio de um olhar mais sensível sobre as questões e desafios destes contextos frente a esta temática, almejou-se identificar caminhos importantes para se lidar de forma mais apropriada com o saneamento no futuro.

A oficina contou com uma breve abertura por parte da Iniciativa Saneamento Inclusivo, contextualizando a relevância da temática e as principais motivações que levaram à organização da Oficina VII, como a necessidade de se abordar as mudanças climáticas no âmbito de saneamento em comunidades com um olhar específico que reconheça as vulnerabilidades, prioridades e potenciais locais.

Em seguida ocorreu a fala do especialista no tema Gil Scatena, mestre em Planejamento e Gestão do Território pela UFABC, professor no SENAC e atualmente consultor em planejamento ambiental e mudanças climáticas para a Subsecretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo e ONU-Habitat. Durante a sua participação, foram abordados aspectos gerais sobre o fenômeno das mudanças climáticas e seus impactos no planeta e no Brasil, como o aumento da frequência e intensidade de eventos climáticos extremos e alterações no regime de chuvas e secas

Na sequência deu-se a dinâmica de discussões aprofundadas, com os participantes subdivididos em três grupos, que circularam três salas abordando os três tópicos norteadores:

  1. Impactos percebidos nas comunidades em decorrência de eventos climáticos extremos;
  2. Ações locais sendo implementadas ou planejadas para a adaptação climática nas comunidades; e
  3. Desafios enfrentados para se preparar e se fortalecer diante das mudanças climáticas.

A partir das discussões, foram sistematizados quadros de contribuições e elaborado um documento consolidando principais apontamentos. A apresentação do evento encontra-se disponível e o documento consolidado também. Clique abaixo e faça download para saber mais!

Download PDF

×